domingo, 30 de março de 2014

Resenha: Caetano Veloso - Transa

Ano de Lançamento: 1972

Após dois anos de exílio em Londres, Caetano Veloso via-se imerso na angústia que as saudades do Brasil provocavam. Exilado, no ano de 1969, em companhia do seu amigo, também músico, Gilberto Gil, o cantor sentia saudades do solo brasileiro. Saudades, sobretudo, da sua triste Bahia.


Intitulado Transa, o disco retrata nada mais nada menos que saudosismo – meio carregado de pessimismo, meio de esperança. Apesar do imenso desejo de retornar a sua terra natal, Caetano sentia-se consumido pelo pensamento de que, possivelmente, não poderia regressar ao Brasil tão cedo devido ao momento político que o país vivia: a ditadura militar. Instaurada em 1964 sob o comando dos militares, a ditadura instalava  a repressão contra toda e qualquer ideia que contestasse o seu regime.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Baião do Mundo: A Música do Nordeste

Baião, A Música do Nordeste
O Hangover-Music nascera em meio a minha graduação: lá pelos idos do segundo/terceiro período em jornalismo, sendo específico. É verdade que fora um filho, às vezes, esquecido como bem ilustra o tempo que passei sem postar –, mas ainda assim seu impacto, nesse período, foi de grande proporção. 

Não, não trata-se de um exagero de minha parte; afinal, esse espaço foi – e espero que continue  sendo – realmente importante e complementar a mim.  Muitas vezes, de verdade, o que eu fiz durante o curso uniu-se a algumas empreitadas deste blog. Exemplo? Meu próprio TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

quarta-feira, 19 de março de 2014

hangover-music: voltando às atividades


Regressando da "ressaca-musical"

TCC. Trabalho. TCC, trabalho... TCC, trabalho. Trabalho? Para justificar o hiato do blog, passei a me apoiar nesses fatores. Fatores estes que martelaram em minha cabeça de forma desconexa, repetitiva e desgastante – sim, tal como a construção estranha do início deste parágrafo.

Mas teriam sido eles, de fato, os responsáveis por esses (longos, eu sei) dias sem novidades por aqui? Não, não foram. Melhor: não foram APENAS eles os responsáveis. Pois é, o ciclo mencionado acabou... e o hiato prosseguiu, contudo.