terça-feira, 25 de setembro de 2012

Resenha: Down - Down IV Part I – The Purple (EP)

Ano de Lançamento: 2012

Com a diminuição de poderio da indústria fonográfica, diversos grupos vem inovando na distribuição dos seus materiais. Em "The Purple EP", os norte americanos do Down exibem o primeiro dos quatro EPs que, somados, irão compor o que seria o quarto disco do grupo, "Down IV", numa 'nova' estratégia de lançamento.

Desde 1995, o som da banda, capitaneada pelo icônico vocalista Phil Anselmo (ex-Pantera, Superjoint Ritual), evoca influências carregadíssimas de Black Sabbath aliados a uma pegada específica de heavy metal que soa ora sludge, ora stoner. E, como cereja no topo do bolo, um acentuado sotaque sulista. 

domingo, 16 de setembro de 2012

Resenha: Judas Priest - Screaming for Vengeance

Ano de Lançamento: 1982 ( 2012, edição de 30ª aniversário)

Há 30 anos, o clássico grupo britânico de heavy metal Judas Priest lançava seu oitavo álbum, o aclamado e não menos clássico, convenhamos "Screaming for Vengeance".

Com nove faixas autorais apenas "(Take These) Chains", de Bob Holligan, é uma releitura , o registro marcara tanto pela qualidade e diversificação quanto pelo fato de seguir, até hoje, como o maior sucesso comercial dos ingleses. 

Tamanha é a importância desse trabalho que, para comemorar o seu trigésimo aniversário, foi lançada uma versão de luxo com faixas extras e um DVD bônus.  Mas, levando em conta a extensa discografia do Judas Priest, o quê tornou este disco tão bem quisto e sucedido, até agora, no catálogo da banda?

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Resenha: Loudness - 2・0・1・2

Ano de Lançamento: 2012

Em seus mais de 30 anos de história, o Loudness se consolidou como um dos principais expoentes e pioneiros do heavy metal nipônico.  

E sim, mesmo com os principais integrantes passando da casa dos 40 anos, o Loudness segue como uma das bandas mais relevantes do Japão. Discos expressivos dentro da realidade do cenário, claro como "Thunder in the East", de 1985, garantiram tanto a longevidade da banda quanto uma exposição e alcance para além do oriente.

Na extensa discografia do grupo, a formação estável sempre foi um chamariz aos curiosos e motivo de orgulho para os fãs. Entretanto, a saída do vocalista Minoru Niihara, no final dos anos 80, configurara a primeira mudança de formação dos japoneses em vários anos, foi a única, na verdade. Para felicidade de seus apreciadores, Niihara regressaria ao seu posto e, por alguns anos, a banda manteria sua formação original; mas, infelizmente, Munetaka Higuchi (baterista) viria a falecer, em 2008, vítima de um câncer de fígado.

sábado, 8 de setembro de 2012

Resenha: Devon - Unreal

Ano de Lançamento: 2012


Após quatro anos em atividade, a banda de heavy metal mineira Devon lança seu primeiro registro oficial, "Unreal".

Devo salientar que, antes mesmo de ouvir o trabalho, o esmero com a parte gráfica roubou-me, de cara, a atenção. Explico: o encarte foi muito bem planejado e todo o design gráfico, no geral, salta aos olhos. Depois desse primeiro contato positivo, logo veio-me a seguinte indagação: a música manterá o nível profissional anunciado na arte da obra?