segunda-feira, 25 de junho de 2012

Resenha: Viper - Theatre Of Fate

Ano de lançamento: 1989

Em uma época que o heavy metal brasileiro realizava seus primeiros passos significativos, o grupo paulistano Viper fez uma de suas maiores contribuições quando lançara seu segundo registro, o clássico "Theatre of Fate". 

Abandonando a sonoridade mais ríspida e agressiva do disco  anterior ("Soldiers of Sunrise", de 1987), "Theatre of Fate" marca uma notável evolução dos seus então jovens integrantes, sobretudo dos principais compositores/ arranjadores - Pit Passarell (baixo) e, a um ano da maioridade, Andre Matos (vocal) -, que, investindo em uma boa produção, novas sonoridades e estruturas, consolidaram este trabalho como um dos alicerces da música pesada nacional, quiçá mundial.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resenha: Mahavishnu Orchestra - The Inner Mounting Flame

Ano de lançamento: 1971

Fruto da incessante musicalidade de John McLaughlin, 'The Inner Mounting Flame' marca um dos passos mais ousados do guitarrista britânico como compositor. Sim, McLaughlin assina todas as composições do álbum de estréia do Mahavishnu Orchestra - a primeira palavra (Mahavishnu) é uma versão mística/religiosa de seu nome, a propósito. 

Tendo realizado parceria com o lendário jazzista Miles Davis, a contribuição de McLaughlin para com o surgimento do jazz fusion, no final dos anos 60, foi vital. Entretanto, um dos maiores passos para a consolidação do gênero, viria alguns anos depois; no começo da década de 70, para ser específico.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resenha: 'The Dark Side of the Moon - Os Bastidores da Obra-Prima do Pink Floyd"


Texto por Alberto Bezerra 


Um dia qualquer do ano de 2008, “navegando” pelo portal Whiplash!, descobri que existia um livro sobre o álbum clássico do Pink Floyd “The Dark Side of Moon” (1973) e pouco tempo depois estava eu com ele (o livro, pois o disco eu já tinha) em mãos. Com a chegada das férias, tive tempo de me dedicar a sua leitura e cá estou algumas semanas depois para escrever sobre ele. 

Como afirmou Cleyton Lutz (autor do texto do link exposto acima), sobre o livro do jornalista John Harris “The Dark Side of the Moon – Os Bastidores da Obra-Prima do Pink Floyd”, boa parte do exposto no livro sobre o processo de composição e gravação do disco já se encontrava no documentário “The Dark Side of the Moon”, filme da série “Classic Albums” (de 2003), porém, o livro de Harris aprofunda alguns aspectos (por exemplo, no documentário, quando se fala da cantora Clare Torry, vocalista na música “The Great Gig in the Sky”, há apenas depoimentos positivos dos integrantes da banda, mas no livro a própria Clare menciona a dificuldade em encontrar um modo de interpretar que agradasse aos músicos, bem como a frieza destes para com ela).

domingo, 17 de junho de 2012

Resenha: Kreator - Phantom Antichrist

Ano de lançamento: 2012

A discografia do grupo capitaneado pelo vocalista e guitarrista Mille Petrozza é extensa e, sobretudo, peculiar; em mais de doze lançamentos, o "Kreator" - sempre sob a supervisão de seu líder - cravou seu nome como um dos principais expoentes do metal europeu, assim, moldando o tão característico thrash metal germânico enquanto, paralelamente, arriscava-se em experimentalismos que renderam -  em boa parte dos anos 90 - uma fase controversa  e pouco aceita pelos fãs. 

Todavia, no lançamento de "Violent Revolution", em 2001, a banda fixou, depois de anos de troca-troca, a formação dos músicos e conseguiu unir o melhor de sua obra - o extremo, o experimental e o melódico - em um disco que foi, e ainda é, amplamente bem quisto entre o público.

Por qual motivo iniciar a resenha citando outro álbum? Simples, pois desde então o "Kreator" prossegue, lançamento após lançamento, mais estável do que nunca e esse registro atesta isso.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Resenha: Guthrie Govan - Erotic Cakes

Ano de lançamento: 2006

De tempos em tempos, a mídia especializada costuma superestimar algum instrumentista - nesse caso, em específico, o guitarrista - e apresentá-lo como um um gênio, o salvador. 

Na maioria dos casos, o tal 'gênio instrumentista' acaba sendo lembrado apenas por algumas exibições de virtuosismo pomposas e, talvez, algum suposto material didático no formato de vídeo aula. Adianto que esse não é o caso do guitarrista britânico Guthrie Govan. Não, definitivamente não o é.