domingo, 16 de setembro de 2012

Resenha: Judas Priest - Screaming for Vengeance

Ano de Lançamento: 1982 ( 2012, edição de 30ª aniversário)

Há 30 anos, o clássico grupo britânico de heavy metal Judas Priest lançava seu oitavo álbum, o aclamado e não menos clássico, convenhamos "Screaming for Vengeance".

Com nove faixas autorais apenas "(Take These) Chains", de Bob Holligan, é uma releitura , o registro marcara tanto pela qualidade e diversificação quanto pelo fato de seguir, até hoje, como o maior sucesso comercial dos ingleses. 

Tamanha é a importância desse trabalho que, para comemorar o seu trigésimo aniversário, foi lançada uma versão de luxo com faixas extras e um DVD bônus.  Mas, levando em conta a extensa discografia do Judas Priest, o quê tornou este disco tão bem quisto e sucedido, até agora, no catálogo da banda?

Ao colocarmos o CD no aparelho de som, a primeira das respostas surge rapidamente sob a forma da dobradinha "The Hellion/Electric Eye" respectivamente, as duas faixas iniciais do álbum. 

Com menos de um minuto, a primeira ("The Hellion") é uma das mais clássicas introduções do heavy metal e há quem diga que popularizou essa tradição, de vinhetas introdutórias, em álbuns do estilo; já a segunda, mostra a incrível gama de interpretação do vocalista Rob Halford e os riffs afiados de uma das maiores duplas de guitarras já vistas, K.K. Downing e Glen Tinpton. Heavy metal tradicional em sua melhor forma e em menos de quatro minutos de duração! Uma verdadeira lição, devo dizer. Como curiosidade, a sua letra foi inspirada na clássica obra "1984", de George Orwell

Seguindo a audição do disco, "Riding on the Wind" traz mais dos clássicos vocais agudos de Halford, sobretudo no refrão grudento, e apresenta uma aura especial; uma espécie de composição intermediária entre os anos 70 e 80 da banda, digamos.

 
Tendo, mais uma vez, Halford e a dupla de guitarras como destaques, a quarta faixa ("Bloodstone") cumpre o que sua excelente introdução anuncia e, injetando mais doses de agressividade, aumenta o nível de qualidade.

A sequência "(Take These) Chains"  e "Pain and Pleasure" diminui o ritmo frenético, acelerado do disco. Alguns citam como a sequência menos inspirada deste trabalho, mas eu discordo. Acredito que a versão da banda em "(Take These) Chains" é excelente. Em um misto entre o rock e o pop, a aura oitentista transposta na música é incrível e, de certo modo, nostálgica. A segunda, "Pain and Pleasure", é mais arrastada e com ênfase nos vocais; seu refrão é daqueles que, após ouvi-lo, dificilmente sai da cabeça. Entretanto, a música perde pontos por não apresentar muita variações.

Já entrando na reta final do trabalho, a faixa-título é uma daquelas composições que dispensa muitos comentários; até sua fórmula foi amplamente utilizada no heavy metal. Além disso, todos os riffs e as seções de solo que, aos poucos, transformam-se em um dos duetos mais memoráveis do estilo, são clássicos. E os vocais? Seguem a máxima da tradição do estilo perpetuado por Halford, ou seja, soam altos, agudos e agressivos.


Seguindo adiante, surge "You've Got Another Thing Comin'". Trata-se de um dos principais singles do álbum e, também, um dos maiores clássicos da banda. Foi uma das últimas músicas compostas para "Screaming for Vengeance" e funde todo o trabalho 'metálico' do Judas Priest com o que acontecia no rock dos anos 80. Uma daquelas músicas acessíveis para, quase, qualquer simpatizante do rock.

A conclusão ainda reserva surpresas como a boa "Fever" mais cadenciada e grudenta e a ótima "Devil's Child" trazendo mais agressividade, novamente. Para mim, essa última é, sem dúvidas, um dos maiores clássicos do disco. No entanto, não costuma ser muito aclamada.

Edição de 30 anos

"Screaming For Vengeance" é um trabalho totalmente coeso e que não soa pretensioso. Em suas composições – todas elaboradas pelos guitarristas e Halford –, a banda consegue transitar, naturalmente, entre o heavy metal e o rock n' roll; Tal fato resultou em um álbum variado, fácil de ser ouvido e, também, capaz de agradar diversos tipos de ouvintes. As vendagens do disco refletiram isso e seus singles ("Electric Eye", "Screaming For Vengeance" e "You've Got Another Thing Comin'") foram bem sucedidos e renderam, inclusive, clipes e uma boa representação na MTV.  

Além disso, "Screaming for Vengeance" é um dos álbuns influentes de heavy metal influenciando, até dias atuais, bandas do estilo. Leve em consideração que, no geral, o disco apresenta canções simples, sem malabarismos instrumental e estruturas complexas – música direta, sem exageros, mas ainda assim bem composta.

Saliento que o novo tratamento, dado as músicas nesse relançamento, é bom e revitaliza nuances das clássicas composições. O material bônus é interessante e as performances ao vivo são matadoras. Claro, o conhecido b-side "Prisoner of Your Eyes" também fora incluso e encaixa-se no contexto do disco.

Em suma, apesar da banda não ter o peso, a maturidade ou virtuosismo que mostraria anos depois – em Painkiller (1990), por exemplo – todas as composições são marcantes, energéticas e, sobretudo, são canções típicas de heavy metal. Álbum essencial para fãs do estilo, sem dúvidas.




Músicas-chave:
"The Hellion / Electric Eye" ; "Screaming for Vengeance" ; "Devil's Child"

Formação:
Rob Halford – vocal
K. K. Downing – guitarra
Glenn Tipton – guitarra
Ian Hill – baixo
Dave Holland – bateria

Tracklist:

1. The Hellion 00:42
2. Electric Eye 03:38
3. Riding on the Wind 03:10
4. Bloodstone 03:53
5. (Take These) Chains 03:07
6. Pain and Pleasure 04:18
7. Screaming for Vengeance 04:43
8. You've Got Another Thing Comin' 05:10
9. Fever 05:21
10. Devil's Child 04:48
11. *Electric Eye (live)
12. *Riding on the Wind (live)
13. *You've Got Another Thing Coming (Live)
14. *Screaming For Vengeance (Live)
15. *Devil's Child (live)
16. *Prisoner of Your Eyes



-

Matérias relacionadas — e recomendadas pelo autor : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário