sexta-feira, 13 de julho de 2012

Coluna Playlist #5: Rainbow - Long Live Rock 'n Roll

Qual seria o hino definitivo do rock 'n' roll? Em meio a inúmeras discussões entre fãs do estilo, talvez esse questionamento represente a discussão mais recorrente, mais empolgante e, como qualquer pergunta do tipo, mais subjetiva.


No dia 13 de julho (dia do Rock 'n' Roll), essa questão sempre ganha mais significância, pois entre os seus admiradores existe uma certa necessidade de sintetizar todo o estilo e sua importância elegendo não três ou duas; mas, às vezes, uma única obra. 

Desde sua criação, muitas canções foram feitas com o intuito de honrar e, principalmente, comemorar a existência desse gênero que, até hoje, rende tantos frutos. Sim, realmente acredito que não dê para escolher apenas uma canção para tal; é uma tarefa um tanto impossível, pra falar a verdade. Entretanto, dentre inúmeras opções, três poderiam - em minha opinião, claro - figurar como hinos do rock: "Rock 'n' Roll", do Led Zeppelin; "Let there Be Rock", do AC/DC; "Long Live Rock 'n' Roll", do Rainbow. Além de músicas de grande qualidade, são opções que surgem quase que instantaneamente quando penso no tema, portanto, são associações comuns realizadas por mim.

Para essa postagem, acabei selecionando - de forma ilustrativa, digamos assim - a opção menos óbvia: "Long Live Rock 'n' Roll", do Rainbow. Honestamente, não lembro dessa canção figurar em listas mais pops mundo afora. Bem, é curioso contestar que muitas pessoas desconheçam a importância dessa que foi uma das melhores bandas britânicas que já existiram. Ronnie James Dio? Ritchie Blackmore? Juntos? Quais seriam as chances duas figuras tão emblemáticas - ainda somadas a Cozy Powell, na bateria - criarem um hino não digno ao estilo?

Ronnie James Dio e Ritchie Blackmore
 
Emprestando seu nome ao registro de 1978 - o último com Dio nos vocais, a propósito -, a faixa exibe todos os elementos, em seus quase quatro minutos, que caracterizam o rock n' roll: groove, riffs marcantes, performances vocais potentes, letras despojadas - se você entende o que eu quero dizer - e energia. Além disso, suas execuções ao vivo - seja com o Rainbow ou na carreira solo do Dio - sempre fora marcada por longas sessões de improvisos intercaladas a grande interação com a platéia ( como pode ser visto abaixo). Não há muito o que comentar, a canção é pura energia chegando, inclusive, a destoar do material mais complexo e virtuoso produzido pelo Rainbow. "Long Live Rock 'n' Roll" é, basicamente, uma genuína canção de rock.

Não, não há resposta certa e definitiva para o questionamento levantado no início do texto. Para nossa sorte, as opções são muitas e, com certeza, a emblemática composição do Rainbow poderia ser uma delas.


Quantas outras homenagens ao gênero foram tão rock n' roll assim?

2 comentários:

  1. Em breve, uma definição completa e nos moldes da própria coluna.

    ResponderExcluir
  2. Resumiu em poucas palavras a perfeição dessa musica. Apesar de conhece-la a anos,toda que coloco pra ouvir parece uma experiencia nova, "arrepia" como se fosse a primeira vez.

    Dificilmente daria pra escolher um hino para o Rock, e como voce mesmo disse, para nossa sorte, as opções são muitas.

    ResponderExcluir