segunda-feira, 21 de maio de 2012

Resenha: Saracotia - Saracotia

Ano de lançamento: 2012

A terra que, outrora, revelou nomes como o 'Quarteto Novo' e 'Quinteto Armorial', aos poucos, retoma a efervescência da música "não cantada". Provas? 'Treminhão', 'Rivotrill', 'A Banda de Joseph Tourton' e 'Sonoris Fábrica'. Todos estes grupos , sem exceção, são provenientes de solo pernambucano. 

Formada, em 2008, por Rodrigo Samico (violão de 7 cordas), Rafael Marques (bandolim de 10 cordas) e Márcio Silva (bateria), a 'Saracotia' é um dos mais recentes projetos musicais a entregar esse nicho que, cada vez mais, conquista espaço em um mercado ainda restrito. Apesar de já incluir em seu currículo feitos significantes – vide a abertura, no ano de 2011, para o violonista gaúcho Yamandu Costa -, a banda lança, oficialmente, nesse mês de maio o seu primeiro álbum homônimo.

O trio de jovens músicos investe em uma fusão peculiar entre o jazz e o chorinho. O lado jazzístico da banda é evidenciado, principalmente, pela bateria de Márcio Silva que, atipicamente, também compõe. "Caminhando" – faixa que abre o debut – exemplifica e sintetiza, com classe, a proposta da "Saracotia". De autoria do baterista, a composição reúne compassos pouco habituais e belas linhas melódicas que, aos poucos, transformam-se em sessões de improviso – deixando claro a proposta jazzística. Contudo, influências mais regionais ainda surgem em músicas como "Engatinhando" – um 'frevo bem chorado' ou, nas palavras do trio, um frevo "bem Saracotia" – e  em "Celeste".

Não esquecendo de suas inspirações musicais, a "Saracotia" ainda acrescentou incríveis versões para "Spain" (Chick Corea) e a, 'bandolinisticamente' falando, virtuosa "O Voo da Mosca" (Jacob do Bandolim). Falei em virtuosismo? Experimente ouvir a quinta faixa ("Quase que Eu não Chego em Casa") e perceba o total entrosamento dos músicos. Claro que a forma como o grupo compõe – sem se ater a fórmulas musicais clássicas, pré-concebidas – casa-se a música instrumental que é, por natureza mais livre; contudo, a evidência dessa empatia entre os músicos, merece ser comentada. Curiosamente, Rodrigo Samico e Rafael Marques já haviam gravado juntos em um projeto de choro intitulado 'Arabiando'.

Da esquerda pra direita: Rafael Marques, Rodrigo Samico e Márcio Silva
Na finalização do álbum, destacam-se ainda a belíssima "Girassóis"– composição de Rodrigo Samico que diminui as 'batidas por minuto' e mostra um lado cadenciado, melódico – e "Em Cima do Muro" que, juntamente com"Engatinhando", possui uma das melhores finalizações (coda) do álbum.

Gosta do legado de Jacob do Bandolim? Admira nomes como Raphael Rabello ou Dino 7 Cordas? Aprecia o trabalho de mestres como Billy Cobham ('Mahavishnu Orchestra') ou Mitch Mitchell ('The Jimi Hendrix Experience')? Ou simplesmente deseja escutar uma boa música instrumental? Em qualquer um dos casos, experimente ouvir (com atenção) o primeiro trabalho desses caras. Parafraseando a banda, no show de lançamento do registro: "que este seja o primeiro de muitos".

Show de Lançamento
Com entrada franca, o "Saracotia" comemorou, no domingo (20), o lançamento de seu primeiro álbum homônimo. Executando-o na íntegra, o  Teatro Luiz Mendonça (no Parque Dona Lindu) foi o palco do evento no Recife.

A performance do trio marcou tanto pela precisão instrumental quanto pela 'teatralidade' dos membros – 'um molho a mais' para a apresentação – que, entre as músicas, dissertavam sobre suas composições com naturalidade. Além de executar todas as faixas do registro, o grupo ainda surpreendeu os presentes ao incluir uma versão para "Blackbird", dos 'Beatles'.

Formação:

Rafael Marques (bandolim de 10 cordas)
Rodrigo Samico (violão de 7 cordas)
Márcio Silva (bateria)


Tracklist:

01. Caminhando
02. Peixes Estranhos
03. O Voo da Mosca
04. Celeste
05. Quase que Eu Não Chego em Casa
06. Spain
07. Chão Rachado
08. Em Cima do Muro
09. Engatinhando
10. Girassóis


O álbum pode ser ouvido, na íntegra, no SoundCloud da banda:
http://soundcloud.com/saracotia

Informações adicionais:
http://www.myspace.com/saracotia





3 comentários:

  1. Em primeiro lugar, lhe agradeço por me ter apresentado ao som da banda; comprei o cd antes do show (ao qual não fui - espero uma próxima vez não tão distante de minha residência -, mas que divulguei) e gostei bastante. Não há dúvida de que os caras dominam seus instrumentos, estão bastante entrosados e passeiam com desenvoltura por diferentes estilos.

    Em segundo lugar, lhe parabenizo pela divulgação destas grandes bandas pernambucanas as quais conheci por aqui (antes do Saracotia o Treminhão). As outras (atuais) que mencionaste no começo do texto eu desconheço e espero ver algo delas por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza vai rolar, Alberto. Só espero a hora essa certa, como foi o caso com o Saracotia.

    Mas aguarde algo sobre o Quarteto Novo em breve. (:

    ResponderExcluir