terça-feira, 26 de julho de 2011

Resenha: Pantera - The Great Southern Trendkill

Ano de lançamento: 1996

Agressivo. Tal adjetivo é o que melhor define este registro do "Pantera" . O grupo, que na época sobrevivia (bravamente) em um mercado musical limitado, tornava-se cada mais pesado e perigoso. 

A cada disco os americanos cresciam, como banda, e tornavam seu som ainda mais pesado que no lançamento anterior. "Far Beyond Driven" (1994) apresentou excelentes vendagens para um trabalho tão agressivo, principalmente se condiderarmos que foi uma época em que o grunge dominava o mainstream. A expectativa para o próximo registro era forte: será que lançariam algo ainda mais brutal?

sábado, 9 de julho de 2011

Coluna Playlist #3: Metallica - The Memory Remains


Single de "The Memory Remains"
Os americanos do "Metallica" no, já distante, ano de 1996 surpreenderam o mundo - e chocaram fãs mais radicais, é verdade - com o lançamento do álbum "Load". Além de novos elementos musicais, o álbum em questão apresentava uma roupagem mais direta, polida e, no geral, acessível ao som pesado praticado pelo grupo. 

Um ano após o lançamento de "Load", o "Metallica" anunciou uma espécie de "continuação" do álbum -  "Reload" (1997) surgiria do "excesso de produção" do disco anterior. Trocando em miúdos: a obra é , basicamente, resultado das sobras de "Load". Entre polêmicas, acusações de fãs mais radicais, clipes na MTV, turnês extensas etc. o álbum "Reload" produziu alguns clássicos, contrariando o que alguns na pensavam na época de seu lançamento. Um desses clássicos é "The Memory Remains" - o primeiro, e controverso, single realizado para "Reload".