quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dark Hall: o lado "jazzy" de Steve DiGiorgio [+ download]

O virtuoso baixista  Steve DiGiorgio tem seu trabalho comumente associado ao heavy metal. Tal associação é facilmente explicada pelo seu currículo, que inclui nomes como "Sadus", "Death", "Iced Earth", "Testament", "Sebastian Bach" etc. Constantemente  o músico é lembrado pela mídia especializada como um dos melhores instrumentistas em seu gênero .

O que poucos sabem é que DiGiorgio explora outros caminhos além da música pesada. A banda "Dark Hall" é responsável por um destes. O grupo, que existe desde 1992, pratica um jazz fusion - estilo que casa bem com o jeito improvisador e pouco linear de tocar do baixista-, e encontra-se num estado de "hibernação" atualmente. Infelizmente.



 Apesar do longo tempo de existência a banda possui apenas cinco músicas disponíveis, sendo 4 delas da última demo (de 1998) e outra que pertence a uma antigo demo (de 1994).

A música do grupo  é complexa e inteiramente instrumental. Nota-se, em pouco tempo de audição, o quanto Steve DiGiorgio parece "livre" tocando esse estilo musical. Os outros músicos do projeto - Flamp Sorvari, Chris Dugan e Ken Schultz - exibem total domínio em seus instrumentos. Contudo, o que brilha no som do "Dark Hall" é o sax e o baixo - tocado por Sorvari e DiGiorgio respectivamente -, com incríveis "duelos" em faixas como "Chaging Weather".

É lamentável que o grupo, hoje, parece estar em estado de hiatus, tendo em vista a tamanha qualidade das composições presentes nesta demo; o projeto segue sem novidades há mais de 10 anos, tornando remota a possibilidade de novas composições. Resta aproveitar o pouco - na verdade muito - que o projeto rendera.

As músicas estão disponíveis para download gratuito (individualmente) no site do Steve DiGiorgio. Para facilitar a vida - e ajudar a 'espalhar' com mais facilidade -, upei todas as faixas em um link único.



Dark Hall - Demo (1998)

05. Orange Moon

Download
  (re-upado em 22/01/2012)       

Site:   
http://www.stevedigiorgio.com/darkhall/


Nenhum comentário:

Postar um comentário