segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Coluna Playlist #2: Sepultura - Kaiowas

Brasilidade ao máximo em "Kaiowas"



Apesar dos álbuns "Beneath The Remains" (1989) e "Arise" (1991) introduzirem o nome do SEPULTURA internacionalmente, apenas após o lançamento de "Chaos A.D" (1993), quinto álbum da banda, o SEPULTURA atingiu seu amadurecimento musical, acrescentando brilhantemente a música regional ao seu som  pesado e agressivo. 

Inicialmente a ideia parece um tanto estranha, mas os elementos da música regional, tal como a influência de música tribal foram fundamentais em "Chaos A.D" e contribuiram para consolidar, de uma vez por todas, o SEPULTURA entre os grandes representantes da música pesada. "Kaiowas", quinta faixa do álbum, é certamente uma das peças mais intrigantes do disco. 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resenha: Exodus - Another Lesson in Violence

Ano de lançamento: 1997
"Puro thrash metal" - Essa frase, apesar de sua simploriedade, define perfeitamente o segundo registro ao vivo - o primeiro havia sido o "Good Friendly Violent Fun" (1989) -  da banda de thrash metal norte-americana EXODUS. 

No ano de seu lançamento (1997), o thrash metal não tinha a mesma força, na mídia, dos anos 80. Como resultado, várias bandas estavam  acabando ou demonstrando indícios de pouca criatividade. Uma combinação de fatores que, normalmente, culminaria no término das atividades dos grupos - como aconteceu com 'Forbidden', por exemplo.  

Em meio a todo esse "caos", o EXODUS promove uma  espécie de reunião que contou com boa parte dos membros - Tom Hunting (bateria) e Paul Baloff (vocal) - que gravou o aclamado, e um dos marcos do gênero, "Bonded By Blood" (1985).

sábado, 9 de outubro de 2010

Sungha Jung: prodígio das seis cordas

Sungha Jung (14) é um pequeno prodígio sul-coreano que está adquirindo fama mundial por versões instrumentais, realizadas no violão, para clássicos do rock e pop.

Fazendo uso da técnica de fingerstyle suas versões chamam atenção pela limpeza da execução e bom gosto nos arranjos - que nem sempre são feitos por ele. Apesar de famoso por interpretar músicas alheias, Sungha compõe e realiza shows. Um dos mais memoráveis foi a abertura para a banda de hard rock Mr. Big - grupo que foi homenageado pelo garoto em uma sofisticada versão de  “To be With You” -  realizado na própria Coréia do Sul.