segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Death Angel - Relentless Retribution

Ano de lançamento: 2010                                       
O DEATH ANGEL desde seu retorno - a banda tinha encerrado suas atividades em 1991 - lançou dois álbuns:  o bom Killing Season (2008) e  o ótimo The Art of Dying (2004). Ambos os álbuns, apesar de terem os "pés" fincados na velha escola do thrash metal da Bay Area, apresentavam outros elementos: toques de punk e até de rock alternativo podem ser conferidos nesses lançamentos. 

 No caso do DEATH ANGEL tais elementos não podem ser vistos como demérito. É até de se espantar que esses álbuns tenham agradado o público mais "old school"  típico fã de heavy metal. Em "Relentless Retribution" os filipinos/americanos resolveram aumentar um pouco a dose dos "novos elementos" apostando em uma sonoridade... um pouco mais moderna. Terá esse lançamento a mesma resposta dos dois álbuns anteriores?

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Entrevista - Cangaço: nordeste no Wacken

Cangaço durante a final no Metal Battle Brasil
O Cangaço tem como principal característica a fusão entre o death metal e a música típica nordestina,  porém não limitam-se a essa fórmula, transitando com facilidade – às vezes numa mesma música - entre outros gêneros. A banda é relativamente nova, tendo o início de suas atividades no final do ano de 2009, no Recife (PE). Em sua formação o Cangaço conta com os músicos Rafael Cadena (guitarras e vocal), Magno Lima (baixo e vocal) e Arthur Lira (bateria). 
 
Após a experiência da apresentação no Wacken Open Air - o maior festival de heavy metal do mundo - o Cangaço regressa ao Recife com a certeza de que possui um diferencial em seu currículo. 

domingo, 5 de setembro de 2010

Resenha: Alice in Chains - Jar of Flies

Ano de lançamento: 1994
Após o lançamento do aclamado e pesado - em vários aspectos - "Dirt"(1992), o "Alice in Chains" seguiu em uma direção contrária no EP "Jar of Flies". Explicando: aqui as canções estão distantes do tradicional e, as vezes, visceral Alice in Chains.

As músicas seguem um padrão mais orientado ao formato acústico - posteriormente mais explorado no "MTV Unplugged" (1996), por exemplo - e a experimentalismos no geral. Claro que isso não significa perda de qualidade, afinal a banda sempre demonstrou conforto nesse formato. Basta lembrar que no primeiro EP lançado por eles ("SAP") houve uma boa quantidade de músicas nessa linha.